Qual é a melhor prótese dental: resina, porcelana ou metal?

Qual é a melhor prótese dental: resina, porcelana ou metal?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a perda total ou parcial dos dentes é um problema que vai muito além da estética, sendo prejudicial à mastigação e à fala. Esse problema provoca a movimentação de outros dentes, causando danos mais graves, levando alguns pacientes, inclusive, a usar aparelhos ortodônticos para corrigi-los. Então, o que fazer nesses casos? A solução pode ser uma prótese dental.

Cada vez mais utilizadas, as próteses oferecem ao paciente melhor qualidade de vida com praticidade, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, trouxemos o post de hoje para esclarecer alguns pontos sobre a prótese dental. Acompanhe!

O que é a prótese dental?

As próteses são peças usadas na substituição total ou parcial de dentes. Elas podem ser fixas ou removíveis. São feitas de resina, porcelana ou metal, a fim de que se pareçam com dentes naturais.

A prótese dental é produzida sob medida, de acordo um molde da arcada dentária do paciente, com o intuito de fornecer total conforto, sem causar dores. 

Quais são os principais tipos de prótese dental?

Prótese fixa

A prótese fixa pode ser do tipo coroa ou ponte. Ao contrário das próteses removíveis, elas são utilizadas sobre os dentes já existentes ou em implantes, quando houve a perda do dente, e não podem ser removidas posteriormente.

A coroa é usada para cobrir parcial ou totalmente um dente que foi danificado, fornecendo a ele maior resistência, além de melhorar a aparência do sorriso. Pode, ainda, ser colocada sobre a raiz do dente, após um tratamento de canal. As coroas podem ser usadas em vários dentes ou em peça única, dependendo da necessidade do paciente.

Já as pontes fixas são usadas para substituir dentes perdidos, evitando que os outros dentes se movam e causem problemas maiores.

Prótese removível

As próteses removíveis também são usadas para substituir dentes que foram perdidos. Porém, nesse caso, elas podem ser removidas quando necessário.

Podem ser do tipo total — como as dentaduras, que são usadas quando todos os dentes são extraídos; ou parcial — também chamadas de roachs, usadas quando vários dentes são extraídos, mas não todos.

De que materiais são feitas e qual é o melhor?

Metal

O metal é o material mais antigo a ser usado nas próteses. É indicado para dentes posteriores, já que, estes precisam ser mais resistentes, para realizar a trituração de alimentos. Além disso, o metal é um material restaurador, possuindo resistência suficiente para absorver o impacto da mastigação e suportar os esforços da trituração de alimentos.

As próteses feitas com esse material possuem elevada durabilidade — podem ser usadas por até 20 anos. Porém, o metal possui um problema: sua cor. Como não é da mesma cor do dente, muitas pessoas evitam esse tipo de prótese, especialmente devido à estética.

Porcelana

A porcelana é o melhor material para ser usado nas próteses. Além de imitar perfeitamente a forma e a cor dos dentes, ela apresenta elevada resistência, muitas vezes maior do que a dos próprios dentes! Não se desgasta e nem muda de cor com o tempo, ou seja, não é necessário substituir a prótese de porcelana, garantindo sempre um sorriso bonito.  

Porém, possui um preço relativamente mais alto, se comparada aos outros materiais utilizados. Além disso, tem elevada dureza e, se não instalada corretamente, pode causar problemas de desconforto ao paciente.

Resina

É um material que surgiu como alternativa para a porcelana, já que apresenta preço relativamente menor. As próteses feitas nesse material são de rápida confecção, além de terem um visual agradável, já que são da cor dos dentes.

Porém, com a abrasividade das pastas de dente e constante escovação, as próteses de resina acabam perdendo o brilho, além de adquirir porosidade. Isso faz com que elas passem a ter uma cor mais escura, apresentando um aspecto de dentes manchados. Outra desvantagem da prótese de resina é o desgaste: com o tempo, ela fica fina e acaba se quebrando, sendo necessário substituí-la.

E você, gostou de saber mais sobre a prótese dental? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então, compartilhe com a gente nos comentários!


Publicado

em

,

por

Tags: