6 hábitos que prejudicam os dentes

Na correria do dia a dia, muitas vezes não damos total atenção à saúde bucal. Só lembramos disso quando surge uma cárie, uma infecção, aquela dor de dente ou quando o nosso sorriso está meio amarelado nos deixando com uma aparência ruim.

Você sabia que muitas ações que você pratica diariamente podem prejudicar o visual e a saúde dos dentes? Confira, neste post, 6 hábitos que prejudicam os dentes e evite problemas!

1. Escovar os dentes com muita força

Não é preciso usar força para realizar uma boa limpeza e nem utilizar escova de dentes de cerdas duras. Isso provoca traumas e retrações na gengiva, além de desgastes no esmalte dos dentes. Prefira escovas com cerdas macias para realizar uma escovação eficiente sem se machucar. 

2. Utilizar a mesma escova de dentes por muito tempo

O ideal é trocar a escova de dentes a cada três a quatro meses. Isso porque, além de ter sua eficácia reduzida, o uso da escova desgastada faz com que apliquemos mais força ao escovar os dentes, o que não é recomendado. Além disso, as escovas podem acumular fungos e bactérias, mais um motivo para fazer a troca regularmente.

3.Ranger os dentes

O hábito de ranger os dentes, chamado de bruxismo, é extremamente prejudicial, pois pode provocar, fratura dos dentes, trinca nas raízes, dores de cabeça, problemas na articulação têmporo mandibular (ATM), podendo levar até a perda do dente. O bruxismo pode ter relação com o stress.

4.Usar palitos de dentes

Usar palitos de dentes após as refeições é um hábito muito comum, porém, não indicado. Os palitos podem machucar a gengiva e criar lesões. Além disso, eles podem levar microrganismos para sua boca. A melhor opção para realizar a limpeza entre os dentes é utilizar o fio dental.

5. Usar os dentes para abrir embalagens

Usar os dentes para abrir embalagens e cortar objetos podem causar diversos problemas, como danificar a borda e trincar os dentes, provocar lesões nos lábios e na gengiva, além de promover a contaminação na boca.

6. Abusar de alimentos com cafeína, açúcar e alimentos ácidos

 A cafeína, quando ingerida em excesso, com ou sem açúcar, pode afetar o visual dos dentes, deixando-os amarelados. Os alimentos ácidos, por sua vez, pode prejudicar não apenas a parte estética, mas também a estrutura dos dentes, causando erosão dentária e desmineralização. Procure evitar o consumo excessivo dessas substâncias, principalmente associado ao consumo de açúcar.

 

Neste post, você aprendeu como alguns hábitos que parecem inofensivos podem prejudicar a saúde e o visual dos dentes. Agora é só estar atento a essas atitudes e procurar um dentista para manter o sorriso bonito nos lábios!

Gostou das dicas? Conhece outros hábitos que prejudicam os dentes? Compartilhe conosco nos comentários!