Como as facetas e lentes de contato podem melhorar o seu sorriso?

 

Todo mundo sabe que ter um sorriso bonito ajuda a levantar a autoestima e traz mais confiança para nossas relações interpessoais, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. E é justamente esse conceito que serve de base para a dentística, o ramo da odontologia que trabalha com a restauração de danos aos dentes e com a melhoria cosmética do sorriso.

Para obter esses resultados, é comum o uso de facetas ou lentes de contato nos dentes. Mas, afinal, o que são essas facetas? E as lentes de contato? Qual a diferença entre elas? Quando cada uma deve ser usada?

Vamos responder a todas essas perguntas aqui no post, confira!

O que são facetas?

Facetas são estruturas de resina ou porcelana que são coladas sobre a superfície do dente, recobrindo-o e criando a impressão de que o dente tem uma cor ou um formato diferente.

O que são lentes de contato?

As lentes de contato são estruturas de porcelana bem mais fininhas, quase transparentes, que também são coladas sobre os dentes para corrigir pequenos defeitos de formato ou cor. 

Qual a diferença entre as facetas e as lentes de contato?

A principal diferença está na espessura e na forma que elas são colocadas. As facetas são mais grossas e requerem que o esmalte do dente original seja desgastado e uniformizado antes, enquanto as lentes de contato são feitas de uma porcelana bem fina e não demandam esse desgaste.

Como as facetas são mais grossas, elas são as mais indicadas para cobrir dentes com alterações de cor e mais escuros.

Se elas forem feitas de resina, um material mais poroso do que a porcelana, podem surgir manchas com o consumo de alimentos com pigmentos escuros, como o vinho tinto, o açaí e o café, o que faz da resina uma opção mais barata inicialmente, mas que demanda mais cuidados com manutenção. 

Já as lentes de contato são indicadas para corrigir alterações dentárias simples, como o formato do dente, e como são sempre feitas de porcelana são bem resistentes a manchas.

Quando esses tratamentos são indicados?

Quando há assimetria nos dentes, quando os dentes estão escurecidos ou manchados e isso não se resolve com o clareamento dental, quando há espaços extras entre os dentes ou quando o dente não tem o formato desejado pelo paciente.

Quando esses tratamentos são contraindicados?

Quando o dente possui múltiplas cáries ou outras doenças que comprometem sua estrutura, a colocação de uma coroa em porcelana, substituindo o dente todo, pode ser a melhor opção.

Da mesma forma, se a saúde gengival não anda boa e os dentes originais não têm um bom suporte, a colocação de facetas ou lentes de contato não é indicada.

Como garantir que esse investimento trará os resultados desejados?

Antes de mais nada, é importante procurar um profissional capacitado para realizar esse tipo de procedimento para ter certeza de que você não está jogando dinheiro fora em um tratamento que foi mal indicado.

Se você já tem o profissional certo, converse com ele sobre quais são as melhores opções para o seu caso, se há algum risco e quais os cuidados necessários com os dentes após o tratamento.

Se interessou pelas facetas ou lentes de contato? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação!