4 tratamentos indicados para retirar manchas nos dentes

As manchas nos dentes são reclamações recorrentes nos consultórios dos dentistas e podem gerar muitos incômodos na vida dos pacientes, incluindo até mesmo problemas de autoestima.

Se você sofre com essa questão, saiba que existem muitas causas que podem deixar seus dentes mais amarelados — ou até acinzentados. Porém, não precisa se desesperar! Hoje já existem muitos tratamentos que podem melhorar a cor dos seus dentes e tornar o seu sorriso muito mais bonito.

Quais as principais causas das manchas nos dentes?

As manchas nos dentes podem ser causadas por várias questões, que vão de alterações na parte de fora do dente até outras na parte interna, que podem exigir um tratamento mais complexo.

As principais causas de manchas externas nos dentes são:

  • Excesso de comidas e bebidas com pigmentos e corantes (como cafés e chás);
  • Cigarro;
  • Acúmulo de placa bacteriana;
  • Envelhecimento do esmalte.

Já os motivos que levam a manchas internas estão relacionados ao:

  • Uso do antibiótico tetraciclina na infância ou durante a gravidez da mãe;
  • Fluorose dental (uso e ingestão de flúor de maneira inadequada durante a infância);
  • Traumas nos dentes que causam extravasamento de sangue, o que leva ao escurecimento.

Quais os tratamentos mais recomendados para as manchas nos dentes?

 Para as manchas externas, em geral, limpezas e clareamentos costumam ser suficientes e atingir bons resultados.

Mas, para aqueles casos mais complicados, pode ser necessário recorrer a outros tratamentos, como facetas, coroas de porcelana e outros.

Veja os tratamentos mais usados:

1. Clareamento

Esse é um procedimento mais indicado para quem possui os dentes amarelados, pois os dentes acinzentados ou com manchas devido ao excesso de flúor podem não clarear de maneira uniforme.

O clareamento pode ser feito no consultório, com o uso de uma luz específica, ou em casa com o uso de moldeiras e gel sob orientação do seu dentista. A escolha entre um ou outro vai depender do seu estilo de vida e também das condições apresentadas pelos seus dentes.

2. Facetas e Lentes de Contato

As facetas são feitas de um composto de resina ou de porcelana e são aplicadas de maneira a cobrir a superfície dos dentes manchados, o que dá uma aparência mais uniforme ao sorriso.

Elas podem ser de dois tipos:

  • Facetas de resina composta: são produzidas com uma resina da mesma cor dos dentes vizinhos e é aplicada e esculpida no formato do dente. Para a sua colocação, é necessário desgastar ligeiramente a superfície do dente, evitando que a faceta fique muito saliente.
  • Facetas de porcelana: em geral é mais usada, porque apresenta maior durabilidade. O dente também precisa ser preparado com um leve desgaste. A vantagem é que o uso da porcelana permite uma cor mais semelhante à dos dentes vizinhos.

As lentes de contato, por terem uma espessura muito fina, não são indicadas para dentes muito manchados. Elas são mais usadas para corrigir o formato dos dentes, fraturas e diastemas (espaços entre os dentes).

A sua aplicação é semelhante à faceta, sendo a principal diferença que, nesse caso, o desgaste necessário no dente é menor (em algumas vezes pode nem ser necessário fazê-lo).

3. Coroas

Esse tratamento é indicado para quem possui dentes com manchas mais escuras devido ao uso de antibióticos, excesso de restaurações antigas ou até mesmo tratamento de canal.

4. Limpeza

Para aqueles dentes manchados devido ao acúmulo de placa bacteriana ou tártaro, uma boa limpeza com jato de bicarbonato de sódio e ultrassom já é suficiente para modificar o sorriso.

Escolher entre um ou outro tratamento dependerá da avaliação do seu dentista. Por isso, é fundamental contar com um bom profissional.

Quer deixar o seu sorriso mais bonito e livre de manchas nos dentes? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!